A química é fundamentalmente uma ciência experimental. Mas
aprender química não é simplesmente aprender a observar a natureza e
o mundo que nos rodeia. É muito mais do que isso: é poder explicar o
por quê dos fenômenos que acontecem. Para ensinar química, é
necessário primeiramente transmitir as bases e os conceitos do método
científico.
A química pode ser dividida em quatro grandes áreas: físico-química, química orgânica, química inorgânica e química analítica.
A físico-química está ocupada em relacionar a estrutura química de
substâncias e suas propriedades físicas.Dentro deste campo incluem-se a
termodinâmica química, o estado líquido, o estado gasoso, o estado
sólido, a cinética química, as soluções, a eletroquímica, a fotoquímica e
a química dos colóides.
Jáa química orgânica é a área que se volta para o estudo dos compostos
de carbono e as reações envolvidas. A química orgânica relaciona-se à
investigação da estrutura, propriedades, composição,mecanismos e reações
de todo tipo de compostos orgânicos.
A química inorgânica, por seu turno, estuda as propriedades e reações
entre elementos químicos e seus compostos de toda natureza, a não ser
oscompostos de carbono que, como dito acima, são objeto da química
orgânica.
A química analítica, última área mencionada, caracteriza-se pelas
técnicas e procedimentos usados para identificar eapropriadamente
quantificar a composição química de uma dada substância.
Como é de se esperar para uma ciência tão ampla, a química lida com
reações da mesma natureza das que acontecem no cotidiano daspessoas
comuns, o tempo todo.
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